Sintonizador de TV Digital
Segundo a pesquisa, serviços em nuvem, casas conectadas (automação residencial) e TV móvel tiveram um aumento significativo, mostrando que 34% dos brasileiros mantêm o hábito de usar TV móvel, seguido por 25% dos argentinos e 19% no México. A taxa do consumidor brasileiro chega bem próximo da média global, de 37%.
Quando o assunto é dispositivo móvel, os laptops lideram disparado o mercado brasileiro, com quase 60% dos consumidores. Porém, os smartphones tem ganhado espaço gradativamente e já ocupa o segundo lugar na lista.
A pesquisa da Motorola ainda mostra que os serviços de nuvem também começaram a se popularizar mais entre os consumidores brasileiros. Segundo o estudo, cerca de 75% das pessoas têm interesse em um serviço que permita acesso aos seus dados pessoais (tais como vídeos, fotos e outros documentos) em qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Esta estatística no Brasil deve crescer ainda mais, impulsionado por serviços de vídeo e música, já que 64% dos entrevistados responderam que tiveram de apagar os dados antigos de seus aparelhos por não terem mais espaço de armazenamento.
O estudo da Motorola deve agitar o mercado de dispositivos móveis, já que a pesquisa foi divulgada na mesma semana em que o Google anuncia que deve lançar seu serviço de armazenamento em nuvem em breve. Ao mesmo tempo, a empresa recebe a aprovação da Comissão Europeia e do Departamento de Justiça Americano para o processo de aquisição da Motorola.